Empresa | Produtos | Portfólio | Legislação | Contactos



• Energia Solar – Termodinâmica
Os sistemas solares são equipamentos baseados no principio de refrigeração por compressão, Princípio de Carnot, que autodenominamos Sistemas Solares Termodinâmicos: Painel Solar e uma Bomba de Calor.O Painel Solar, que é o principal componente, colocado no exterior assegura a captação da energia sobre:
- radiação solar directa e difusa
- ar exterior, por convecção natural
- o efeito do vento (quase sempre existente)
- a água da chuva
Os painéis solares termodinâmicos propocionam uma elevada economia em:
- águas quentes sanitárias
- aquecimento central
- climatização de piscinas

• Energia Solar – Tubos de Vácuo
Um tubo de vácuo consiste num tubo de vidro de borosilicato de parede dupla, dentro do qual existe vácuo. A parede interna está coberta de nitrato de alumínio, material com excelente capacidade de absorção de calor. No interior existe um tubo de cobre, denominado de heat-pipe, ao qual estão fixos receptores solares de alumínio selectivo.
O transporte do calor para a água é efectuado pelo heat-pipe. Este tubo contém no seu interior um gás facilmente evaporável que sofre um ciclo evaporação/condensação. A condensação ocorre na parte superior do heat-pipe, que se encontra em contacto com a água, transmitindo-lhe assim o calor.

• Energia Solar – Termossifão
Os painéis solares utilizam no seu funcionamento dois fenómenos naturais: os objectos negros absorvem o calor, e a água quente sobe. É um sistema simples, e a única parte móvel é a água.
Imagine um painel solar cheio de água fria. Quando o sol aquece a "chapa" absorvedora, a água quente no painel sobe para o tanque, deslocando a água fria para o fundo do painel. O sol aquece a "nova água fria" que veio do tanque e este ciclo continua até que toda a água no tanque esteja à mesma temperatura que a água nos painéis. Isto é conhecido como o "efeito termosifão".

• Energia Solar - Fotovoltaica
A obtenção de electricidade a partir do sol é efectuada por painéis fotovoltaicos contituídos por células interligadas que transformam os raios solares em energia eléctrica.A energia eléctrica produzida por este tipo de painéis deve ser armazenada em sistemas de baterias para evitar falhas no fornecimento de energia nos períodos de menor actividade dos paineis.
As células fotovoltaicas são constituídas por sílica, fósforo e boro, que, ao receberem os raios solares, originam a produção de electricidade, que pode ser armazenada numa bateria, e posteriormente utilizada no funcionamento de qualquer aparelho eléctrico ou então, é injectada directamente na rede eléctrica de distribuição.